quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pequeno Baco Doente (1593)


Ø              Ø Descrição da Obra:
Ao analisar a imagem, pode-se apreciar um jovem de tonalidade moreno claro, com seu porte físico aparentemente desenvolvido e bem detalhado. Sobre os seus cabelos encaracolados negros admira-se uma coroa de folhas esverdeadas e entre suas mãos um cacho de uvas verde.
Seu corpo está vestido com uma manta que deixa amostra um de seus ombros. O laço de fita avermelhado que prende a manta em sua cintura encosta-se em uma mesa, nela está presente um cacho de uvas pretas que aparentemente demonstram que acabaram de ser colhidas, pois ainda apresenta o caule e suas folhas verdes. Junto a ela há dois pêssegos maduros.
Ao nível da mesa vê-se sua perna esquerda dobrada com a cava de seu joelho em ênfase e logo á baixo está sua perna direita.
Ø  Composição da Obra:
O Pequeno Baco Doente é uma obra assimétrica, pois a disposição da pintura não é igual. Caravaggio ousou da tonalidade escura para dar ênfase no personagem principal, usando claro na figura do jovem, dando assim o maior contraste à imagem. Isto valoriza o efeito plástico, pois faz com que o corpo desenhado ganhe volume e diminui a variedade de cores na figura.
A imagem apresenta linhas diagonais dando formato triangular a obra. Com a sua cor predominante, marrom e seus variantes, dando assim um equilíbrio na pintura, tornando-a, mais apreciável.
Ø  Interpretação da Obra:
A obra de Caravaggio acaba por nos deixar com certa dúvida, quanto à idéia do que o artista gostaria de nos transmitir, pois o jovem por mais que transmita na imagem de seu corpo um ser saudável, na sua expressão facial não faz o mesmo. Mostrando a melancolia e o descontentamento do personagem.
Caravaggio quis mostrar que independente da pessoa ser saudável ou não ela possui sentimentos, que não basta ser saudável fisicamente se o seu emocional está abalado, pois isso acarreta mudanças. A expressão facial é a primeira parte abalada pelos distúrbios emocionais ocorrentes.
Porém, o personagem, além de nos mostrar um descontentamento, parece estar sendo flagrado. Ele encontra-se a comer as suas uvas, despreocupado, quando alguém entra no local onde ele está e o mesmo toma um susto, pois acha que vai ser repreendido. Por isso, o tom de espanto, tristeza e preocupação.

Equipe: Ana Caroline Monteiro nº 03; Fabiane Patricia nº 13; Thaís Anselmo nº 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário