quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Nossa Senhora do Rosário"


A obra “Nossa Senhora do Rosário” feita por Michelangelo Merisi da Caravaggio, retrata um momento de adoração. O cenário pode-se pensar ser uma capela ou igreja, em suma um cenário bem simples. Uma espécie de abertura, que provavelmente servia para deixar entrar a claridade, reside no lado esquerdo da pintura. Ao fundo, uma espécie de cortina vermelha, se estende, amarrando-se a um dos pilares retangulares da abertura.

Observa-se a neutralidade na face das pessoas que rodeiam a mulher e seu provável filho em seu colo. Parecem estar em um momento de reclamação ou discórdia para com Nossa Senhora do Rosário, uma vez que apontam para a mesma, e de joelhos rogam a um provável padre, pelo tipo de vestimenta. As vestes são de cores escuras tais como preto, azul, vermelho e cinza.

Em maioria os personagens pintados estão todos vestidos, sendo pouca a percepção de nu na imagem. Contudo, os detalhes do corpo humano, são bem feitos e ressaltados, além do contraste de luz e sombra bem forte na imagem, que é um uso típico da época barroca. Percebe-se também alternância na textura das roupas e uma assimetria por parte dos personagens na imagem.

Tal obra transmite indignidade, clemência. O contraste forte e escuro da imagem induz a pensar em um clima pesado e talvez até tenso entre os homens ajoelhados e o senhor com vestes negras no canto esquerdo da imagem, perto da parede. Caravaggio deixa presente então, o intuito de possível discórdia em sua obra.



Equipe: Carlos Conrado; Thiago de Castro; Victor Augusto. 



Um comentário:

  1. Gostei da explicação, Caravaggio me fascina em cada obra q vejo, na minha opinião o melhor pintor do período Barroco.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir