sábado, 17 de setembro de 2011

As 7 obras de Misericórdia

·         Artista: Michelangelo Merisi da Caravaggio.

·         Obra: Sete Obras de Misericórdia.

·         Data: 1607.

·         Técnica: Óleo sobre tela.

·         Descrição da obra Sete Obras de Misericórdia:
     Esta obra retrata o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma, através da dimensão e impacto realista que ele deu a esse quadro, que demonstra os conflitos entre as classes sociais como pode ser observada na obra.
     É perceptível o desespero no rosto e na postura de certos personagens da obra. A disposição diagonal dos elementos da tela faz com que gere uma composição assimétrica, onde nada é idealizado. Foi utilizado na tela um acentuado contraste entre o claro e o escuro, utilizando intensos focos de luz sobre os detalhes do rosto e do corpo, assim intensificando os sentimentos dos personagens, onde o tema é voltado para a religiosidade. Esses efeitos recebem um nome específico, chamado Tenebrismo (Estilo trevas).
     Os personagens onde esses efeitos são mais acentuados são: O homem que esta caído ao chão, vestido apenas com uma espécie de tanga e com os pés descalços e segurando  um pedaço da capa vermelha, onde faz parte da vestimenta de um dos soldado que esta impondo-lhe a esta situação,  utilizando-o  como se fosse um escudo,  pois é onde  percebe-se a impotência dele em relação aos dois  soldados que utilizam ferramentas como as suas espadas, para impor sua força sobre a classe inferior que na imagem é retratada. Os soldados utilização chapéus de cor preta e uma pena em sua lateral, e na suas roupas a cor vermelha é de forte uso, assim fazendo um forte contraste com a cor clara da parte de baixo de sua vestimenta (calça). A mulher que esta a direita da tela, esta vestindo um vestido simples sem detalhes e de cor clara, parecendo assim uma camponesa. A mulher esta apoiada na janela, com um dos seios amostra onde um senhor estar acariciando-o com a boca do lado de dentro da casa, assim só com sua cabeça a amostra, o rosto da mulher demonstra uma mistura de frustração e prazer.       Os dois homens que se encontram logo atrás da mulher demonstram-se indiferentes em relação à situação principal que é o conflito e preocupados com a situação em que se encontra que pela imagem se presume que estão a carregar um corpo. Eles usam vestimentas comuns e de cor claras, um deles faz uso de uma tocha com o intuito de clarear seu caminho o segundo esta segurando o pé do corpo. A cima encontra-se a quatro pessoas, sendo duas delas anjos que estão voando, com suas asas grandes e brancas, em seus semblantes nota-se a preocupação, em poder a ajudar e amenizar a situação abaixo de seus olhos, e as outras duas sendo uma menina abraçada por uma mulher, que pela imagem presume-se ser a sua mãe, que estão em uma janela da casa ao fundo da imagem. Mais ao fundo da imagem, do lado esquerdo, ver-se dois homens observando assustados a situação em suas frentes, em roupas percebe-se novamente o uso do vermelho cor de vinho, não parecendo se estão calçados ou não.
·         Considerações do grupo:
A imagem reflete toda a essência de seu criador,em suas telas com  traços dessa existência intensa e turbulenta, apresentando cenas religiosas com violência e crueldade, e uma forma clara disso e a obra setes obras de misericórdias,que chama a atenção pela teatralidade que ela propõe na tela,na forma como ela interage com o observador,na paixão,compaixão,poder e divindade.os personagem que propõem movimentos.com uma iluminação que realça a expressão Alem de passar uma força espetacular ,a nudez representada não representa uma ofensa mais uma proposta pelo próprio tema,a sombra e a luz tem um efeito inicial a imagem.ode a luz sendo o que se deve ver primeiro e a sombra para os observador,como a sombra da asa do anjo no muro .
Em sua obra ele faz com que o observador seja um agente passivo e privilegiado, mais interagindo no mesmo nível dele, para que ele sinta a verdade em suas pinceladas e que o observador sinta a sensação de misericórdia, amor e paixão.


Fontes:
E auxilio das anotações feitas em sala de aula.
"Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é: que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais."
                                                                                                                                 Caravaggio.

Equipe: Denise Beatriz nº10
            Jessica Lopes nº22  
            Renata Fabbri nº34  
            Danielly Paes

Um comentário: