quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"O Amor Conquista Tudo" (1603)



1.    Descrição detalhada da obra
Nessa obra há um cupido, que é um menino, aparenta ser criança, pois é pequeno, tem cabelos castanhos e tem a pele bem branca, ele possui asas não muito grandes e de cor escuras, meio acinzentadas, também está segurando uma flecha e está nu, seu rosto é de alegria e ao mesmo tempo de quem fez travessura, está em uma posição meio sentada em uma mesa, somente uma de suas pernas apoiadas nela, que ainda possui uma toalha branca, caindo um pouco no chão e tem algumas coisas atrás dessa mesa, que não dá para ver direito. Ele está em um ambiente bagunçado, onde há um violoncelo, um violino, um arco, algumas partituras, uma batuta perto do seu pé, há alguns outros instrumentos de música perto do cupido. 

2.    sobre elementos de composição:
Os elementos de composição mostram figuras assimétricas perfeitas. Na pintura acima, Caravaggio revela o seu interior em conflito, dividido entre salvação x danação. O cupido é representado com rosto de criança, cabelos cacheados demonstrando pureza, em contrapartida observando melhor, percebe-se o corpo de um homem, com sorriso estampado em seu rosto destorcendo a imagem de pureza para certo ar de prazer. O lençol ao lado do cupido, a coroa de espinhos, colocam em evidencia a imagem do sacrifício interior.
A textura da imagem mostra o claro x o escuro, as sombras no rosto e pelo corpo do cupido. As tonalidades da imagem escura revelam o conflito vivenciado pelo homem, naquele momento histórico onde a salvação é um elemento inalcançável, e a mais clara, a tentativa de alcançar essa redenção. É conclusivo identificar o momento de incerteza, onde as respostas todas estão na busca pela fé.

3.    Interpretação da imagem para o grupo:
Nesta imagem podemos ver que o amor é uma harmonia porem desarmônica, pois há instrumentos que representam o romance, como o violino, em um lugar desarrumado. Sem se importar com os objetos jogados ao chão a personagem que está em foco representa o cupido, que é o maior símbolo do amor e que nesta obra mostra felicidade e descontração estampadas no rosto e posição corporal, demonstrando que o amor é um sentimento descontrolado.
As flechas seguradas na mão direita e as asas são características marcantes do cupido. O cabelo cacheado, e a figura de uma criança mostram que o amor é um sentimento puro e inocente. Porém o cenário que se encontra por detrás do cupido é escuro, possui pregos no chão, coroa com espinhos, o que representa que ele também é um sentimento doloroso.






Equipe: Cássia Costa nº 07
                      Gabriella Saraiva nº17
                      Karina Melo nº 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário