quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"A Incredulidade de São Mateus" (1601-02)




·                    Na imagem há quatros homens e um fundo escuro. Um dos homens está de cabeça inclinada representa Jesus, com expressão de dor e sofrimento, seu peito exposto, sua veste é clara, há um foco de luz sobre o mesmo, seu cabelo é médio e castanho, e os outros estão inclinados e com olhares atentos, curiosos, e tetas franzidas, estes são os apóstolos, suas vestes são escuras; um está de veste vermelha, seu cabelo é escuro e tem barba, o outro está no fundo com aparência envelhecida; ‘’São Tomé’’ esta de veste alaranjada esta introduzindo o dedo nas chagas de Jesus que segura seu pulso, e está com olhar de espanto e olhos arregalados.   

Composição da imagem:

·                    Utiliza um forte contraste de luz e sombra (claro-escuro), com um fundo escuro e um foco de luz na personagem principal (luz amarelada), composição assimétrica e visualidade diagonal; predomina emoção.   

Interpretação da imagem:

·                    De acordo com a interpretação do grupo chegamos a uma só conclusão: Tomé olha assustado, o sinal da morte de Jesus, enquanto Ele leva o dedo do apóstolo (Tomé) a entrar no seu lado aberto. Percebemos que o rosto de Jesus contorce-se de dores, como se ressuscitar custasse tanto como morrer. E todos os outros presentes na tela revelam uma expressão no rosto de angústia e curiosidade. A vestimenta do Ressuscitado (Jesus) é longa e folgada, porém o mesmo está puxando para mostrar sinais de sua morte, enquanto seus apóstolos estão com roupas um pouco mais apertadas e fechadas, porém longas também.



Jéssica Erthal 21          
Nathalia Corrêa Nº 29                                          
Paula Lacerda Nº 32






2 comentários: