quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Martírio de São Mateus"



Na obra Martírio de São Mateus, de Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido como Caravaggio, observamos na imagem onze homens, um anjo e uma criança; temos sete homens posicionados a esquerda, um anjo acima dos dois homens que se encontram centralizados, e a direita temos a criança e dois homens, percebemos que eles se encontram em um local de reuniões religiosas, pois ao fundo se tem o símbolo da cruz pintada em uma parede, temos bancos e uma mesa ao meio.
A esquerda da imagem há sete homens das quais seis se encontram bem vestidos e um encontra-se seminu, usando apenas um pano para cobrir sua parte íntima, os seis homens aparentemente querem sair do local, pois demonstram estar com medo, quatro dos seis homens encontram-se de costas para a cena principal. No centro da imagem encontram-se um homem seminu usando apenas um pano para cobrir sua parte íntima, com uma faixa na cabeça, parecendo estar com raiva, ele segura em sua mão direita uma espada, e com sua mão esquerda segura a mão direita de um homem que se encontra deitado em cima da mesa, este homem se prepara para matar o homem deitado; este homem que está deitado usa um vestido branco, uma túnica preta e um lenço dourado no pescoço. Acima deles a um anjo em cima de uma nuvem, que está tentando tocar o homem deitado com uma planta, parecendo estar tentando socorrer o homem.
Na direita da imagem há uma criança que esta usando um vestido branco, a criança está fugindo da cena, com um apresentando sua expressão de profundo terror. Há direita da imagem temos dois homens que aparentam estar acompanhando o homem que segura à espada, pois eles encontram-se vestindo as mesmas roupas.
A obra apresenta a técnica conhecida como Tenebrismo, que seria a exploração do contraste de luz e sombra, onde esse contraste aumenta a sensação de realismo, tornando as expressões faciais em primeiro plano, dando a sensação de movimento. O modo intencional com que a luz e utilizada pelo artista seria para dirigir a atenção do observador para a cena principal.

A obra transmite uma sensação de medo, pois ao que tudo parece temos que uma reunião foi invadida por alguns homens que mataram o santo indefeso, assim o anjo chegou tentando prestar o socorro quase impossível ao santo.
A interpretação que podemos observar e o desespero das pessoas que se encontravam na cena, pois há uma criança gritando, tentando fugir do local.




EQUIPE NÃO IDENTIFICADA

Um comentário: