quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Madonna Di Loreto" (1603)


Descrição:

A cena toda é escura, em uma rua ou beco com pouca iluminação. Há quatro personagens em frente à porta de madeira de uma casa antiga com a pintura velha e descascando. Uma senhora de idade, muito magra com bastantes rugas, pele suja, cabelos pretos cobertos na maior parte da cabeça com um pano branco, agora bege de tão sujo. Vestindo uma roupa marrom de aparência muito simples. E um homem adulto de mais ou menos uns quarenta ou cinqüenta anos, pele clara, cabelos e barba castanhos com aparência de que não eram cortados a um bom tempo, trajando uma camisa branca com um colete marrom e uma bermuda bege que vai até acima do joelho, todas muito sujas, de pés descalços. Ambos ajoelhados de frente para a porta, com as mãos em gesto de oração e apoiado no ombro de cada um, uma vara de madeira.
O homem e a senhora olham com clemência a uma mulher que se pode dizer santa pela aureola desenhada ao redor de sua cabeça pequena com cabelos negros, essa mulher de aparência jovem e pele clara veste um vestido rubro opaco, longo com mangas longas, descalça, está em pose graciosa, na ponta dos pés, de costas para a porta, em cima de um degrau, carregando uma criança de mais ou menos uns três anos de idade, comprida, de cabelos castanhos claros, de pele também clara, pelada com um pano cobrindo parcialmente suas costas e bumbum.

Elementos de composição:

Na obra há predominância das variações de marrom, o que dá uma aparência escura a cena. Essa aparência escura caracteriza o tenebrismo, que é “o estilo das trevas”. Há também um forte contraste entre claro e escuro o efeito “luz e sombra”, para intensificar a expressão dos sentimentos. Usa a perspectiva para trazer o espectro. O fundo negro é utilizado para dar foco nos personagens.
Pode-se identificar a presença do vermelho, que pode ter diversas interpretações. Prioriza a composição dinâmica assimétrica, de visualidade diagonal oposto aos pintores renascentistas.
Tema voltado para a religiosidade. Predomina as emoções e não o racionalismo.

Interpretação:
A obra passa a idéia de que o homem e a senhora ajoelhados são camponeses que estão pedindo para a santa clemência para com eles, ou louvando-a. Como se ela fosse Maria com Jesus em seu colo.
Passa a idéia que uma santidade pode ser encontrada em qualquer lugar, até mesmo em um beco escuro no meio da noite. E que ela pode estar em uma mulher de aparência comum, pois a única coisa que demonstra a sua divindade é a auréola em sua cabeça e na cabeça do bebê.
Também pode ser interpretada por meio dos movimentos e face que de certa forma a ‘santa’ demonstra um pouco de medo em relação aos camponeses. Como se ela não se reconhecesse como santa.  



Equipe:
Camila França n: 06
Hellen Ribeiro n: 19
Bárbara Barroso 



Nenhum comentário:

Postar um comentário